Infelizmente ainda são poucas as empresas que possuem de fato responsabilidade social e com o meio ambiente, e que se preocupam em produzir algo de qualidade, se organizando em forma de cooperativa, na qual todos são donos do negócio em questão e o fazem porque gostam, com amor e dedicação e respeito aos seus clientes.
Mas a boa notícia é que essas empresas existem, e estão aos poucos se multiplicando e exitem também muitas pessoas dispostas a comprar dessas empresas, dispostas a financiá-las, de modo que as boas iniciativas cresçam e juntos possamos construir uma nova sociedade, mais consciente e responsável.
Foi falado no texto anterior, sobre a valorização das empresas locais, por essas estarem ao nosso alcance a ponto de podermos saber mais sobre como se dar seu processo produtivo, relações trabalhistas, com o meio ambiente, etc., no entanto, na falta de empresas locais responsáveis para determinados nichos de produtos, também está valendo empresas de fora, pois é sempre importante escolhermos bem quem estaremos financiando ao consumir determinado produto.
Antes de decidir consumir de outra empresa vale a pena tentar entrar em contato com a empresa, de quem você já compra certos produtos, seja por meio do SAC, ou outro meio de comunicação, de modo a lhe deixar um feedback sobre o porque você está decidindo consumir de outra empresa, assim você estará estimulando a realização de mudanças nessa empresa.
Com o advento da internet, mesmo estando espacialmente distantes, temos condições de nos comunicar de forma instantânea uns com os outros, inclusive de fazer compras de empresas realmente responsáveis, ainda que distantes, sendo o único entrave encarecedor desse pedido, conforme a distância que estamos dessa empresa, o frete. No entanto, a melhor maneira de contornarmos esse peso, é dividi-lo com mais pessoas, e assim formarmos o que se chama de "grupo de consumidores conscientes", os quais conforme os produtos disponíveis no site de determinada empresa, por meio de planilhas podem cada um colocar quais os produtos que deseja e as respectivas quantidades, e assim no final se consolida todos os pedidos em um só, fazendo assim uma compra única, sendo apenas o frete dividido entre todos os membros do grupo.
Tendo em vista a pouca disponibilidade de pessoas responsáveis com o Todo em nossa sociedade, para que sejamos consumidores conscientes, precisamos pesquisar, precisamos nos unir com outros consumidores conscientes e formar grupos de consumidores conscientes para fazer compras coletivas, precisamos deixar essa postura comum acomodada, a qual as grandes corporações e governos por meio da globalização e da mídia nos condicionaram, de ter as coisas ali diante de nós de forma imediatista e prática. Precisamos reaprender a fazer as coisas por nós mesmos, isso se quisermos do nosso jeito, se quisermos bem feito, se quisermos imprimir responsabilidade nas coisas em nossa volta, a não ser que você queira continuar sendo um mero consumidor alienado, consumindo produtos que sustentam um modelo social explorador, depredador do meio ambiente, que vende comida envenenada, que visa acima de tudo e a todo custo, o lucro.
Se você desejar, temos algumas indicações de empresas que produzem alimentos orgânicos diversos. Para tanto, basta deixar seu comentário solicitando a lista dessas empresas e seu endereço de e-mail. Também temos como disponibilizar material com mais detalhes e dicas de como formar um grupo de consumidores conscientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário